Breve contextualização da Psicobiologia, possível definição e campos de estudo
- L-PSICOBIO
- 1 de jun. de 2020
- 1 min de leitura

A Psicobiologia surgiu ao longo da metade do século XX em decorrência da gradual integração do conhecimento fornecido pela psicologia científica no estudo do comportamento e do conhecimento da biologia no campo da evolução, genética, etologia e neurociência. Com isso, a Psicobiologia se tornou uma ciência multidisciplinar que busca o estudo das bases biológicas dos comportamentos. O comportamento pode ser aqui entendido como um processo de interação do organismo com o ambiente, sendo o ambiente qualquer parcela do universo com possibilidade de influenciar o comportamento. Nesse sentido, a Psicobiologia se propõe a estudar sobre a influência de estruturas fisiológicas (ambiente interno ou intraorganísmico) na ocorrência do comportamento.
O escopo desta ciência inclui estudos sobre a evolução do cérebro, funcionamento e desenvolvimento do sistema nervoso, compreensão dos processos sensoriais e perceptivos, comportamentos reprodutivos, sono e ritmos biológicos, aprendizado e memória, emoções e comportamento de agressão, dentre outros. O presente site faz parte de uma das atividades desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Psicobiologia (L-PSICOBIO) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Serão publicados textos semanalmente no intuito de serem explicativos e objetivos sobre a Psicobiologia, abrangendo com mais especificidade assuntos envolvendo sono e ritmos biológicos por ser o tema da L-PSICOBIO desse ano.
Referência
Alonso, A. D. A., Flores, E. A., Calleja, R. B., Gómez, A. A. C., Lecumberri, C. G., Gonzáles, J. M. P. (2009). Fundamentos de Psicobiologia. Editorial Sanz y Torres, S. L.
Comments