Compensar o sono perdido compensa?
- L-PSICOBIO
- 17 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Nas publicações passadas foi comentado, grosso modo, sobre dormir pouco (privação do sono) e dormir em excesso. A publicação de hoje está diretamente relacionada com as duas, sendo o tema muito próximo daquela que discutia sobre os cuidados com o dormir demais. Quando dormimos pouco, podemos perguntar se é possível compensar o sono que perdemos, dormindo mais em outro momento ou em outro dia como nos finais de semana.
Entretanto, é importante observar primeiro, porque você está dormindo pouco a ponto de precisar dormir por mais horas depois. Algumas condições, como por exemplo, rotinas de trabalho, de estudo, assistir filme até mais tarde, entre outras, podem estar favorecendo as poucas horas de sono. Como já foi apontado, dormir pouco ou dormir mal, pode trazer inúmeros prejuízos para a saúde a longo prazo e afetar o rendimento no dia a dia. Dentre esses prejuízos, estão desenvolver ou piorar problemas gastrointestinais, maior irritabilidade e alterações de humor, dores de cabeça, dificuldade em aprender, problemas de visão e ganho de peso.
Então se tem tanto prejuízo em decorrência de noites mal dormidas, parece que vale mais a pena investir em organizar os horários para que tenha um tempo suficiente de sono. De tal modo, que se sinta descansado ao longo do dia e não precise dormir em excesso nos finais de semana numa tentativa até frustrada de recuperar o sono perdido. Tendo em vista que embora se sinta mais descansado pontualmente no dia que dormiu mais, é mais vantajoso e saudável se sentir descansado todos os dias ou pelo menos na maioria deles.
Comments