Prevenindo os distúrbios do sono
- L-PSICOBIO
- 18 de jun. de 2020
- 1 min de leitura

Os distúrbios do sono envolvem condições que prejudicam frequentemente a capacidade de dormir bem, são mudanças nos padrões de sono ou nos hábitos que podem afetar negativamente a saúde. Alguns dos transtornos do sono mais comuns são insônia, sonambulismo, narcolepsia, transtorno da apneia obstrutiva e terrores noturnos (para conhecer um pouco mais sobre eles, acesse a publicação que fizemos no Instagram da L-PSICOBIO: https://www.instagram.com/p/CBT880jJRfX/?utm_source=ig_web_copy_link).
Esses distúrbios podem ser desenvolvidos ao longo da vida. Contudo, assim como é possível desenvolvê-los, também é possível aprender hábitos saudáveis que ajudam a evitá-los.
Além das orientações da publicação passada para dormir bem na quarentena, você pode seguir essas de hoje também, principalmente se acordar durante à noite e estiver com dificuldade para voltar a dormir:
Mantenha os pés quentes – antes de se deitar, coloque meias. Isso pode ajudá-lo a adormecer mais rápido.
Evite ambientes luminosos, inclusive a luz de aparelhos eletrônicos – busque dormir em um ambiente escuro, silencioso e fresco que permite que o seu corpo relaxe.
Relaxe com ioga – antes de dormir, dedique algum tempo a fazer alguns exercícios relaxantes de ioga para controlar a respiração, frequência cardíaca e atividade cerebral.
Defina um alarme para dormir – é comum usar despertador para acordar, mas também é igualmente relevante agendar um horário regular para dormir. Um despertador pode ajudar.
Evite TV ou filmes; dispositivos digitais; não lanche, nem fume; evite bebidas com cafeína ou com álcool.
Levante-se e leia algumas páginas de uma história para relaxar.
É importante destacar que essas orientações não substituem o acompanhamento de um profissional. Inclusive, caso a dificuldade para dormir ou se sentir descansado seja persistente, recomendamos que procure por um médico, psicólogo ou dentista.
Fontes:
Comments